Um jovem ator do novo filme de Harry Potter foi assassinado este sábado (24) na porta de um bar de Londres quando tentava defender seu irmão menor. Robert Knox, de 18 anos, foi assassinado a facadas pela mesma pessoa que tinha ameaçado seu irmão, dois anos mais novo que ele.
Com Knox já são 28 os adolescentes assassinados neste ano no Reino Unido, dez por arma branca em Londres.
Knox era integrante do mesmo clube de rugbi que outro rapaz de 16 anos morto também a navalhadas há duas semanas no sudeste da capital.
O indivíduo que feriu fatalmente o jovem ator apareceu na porta do bar com duas facas de cozinha, ameaçou quem estava bebendo na rua e agrediu vários deles, que ficaram feridos.
Robert Knox tinha um pequeno papel no filme "Harry Potter e o enigma do príncipe", que ainda não estreou -- ele interpretava o aluno Marcus Belby, da escola de Hogwartz. Com a exposição, ele esperava fazer carreira como ator.
Um porta-voz da produtora Warner Brothers disse que a notícia tinha causado comoção na companhia, por sua vez expressando suas condolências à família.
Um porta-voz da Polícia Metropolitana anunciou a detenção do agressor, um rapaz de 21 anos, e descartou que se tratasse de um acerto de contas entre grupos rivais.
A oposição conservadora britânica acusou os trabalhistas de não ter feito nada para frear o aumento dos crimes com arma branca, que não deixaram de crescer nos últimos anos.
A pena máxima por portar um canivete em um lugar público é de dois anos na prisão, que pode subir para quatro se o local for uma escola.